segunda-feira, junho 18, 2007

Dicas para a prova PMI - Comunicação

Comunicação

- Planejamento das comunicações (planejamento)

Determina que informações são necessárias para os stakeolders (quem precisa saber o quê e quando).

- Distribuição das informações (Execução)

Fazer que a informação seja disponível no tempo e na maneira mais apropriada.

Distribuir de forma regular as informações necessárias aos stakeholders.

SIG=Sistema de informações

Tipo de informação

/Detalhamento

Rotina

Não Rotina

Detalhado

Ineficaz, excesso de dados gera o descrédito do SIG

Efetivo

Resumido

Efetivo

Ineficaz, pouco provável de transmitir a complexidade da informação

- Relatório de desempenho (Monitoramento)

Coletar e disseminar as informações de desempenho. Fornecer informações de como os recursos são utilizados. (relatórios de situação, progresso e previsões)

- Gerenciamento dos Stakeholders (Monitoramento)

Gerenciamento das comunicações para satisfazer os requisitos das partes interessadas e resolver problemas com elas. Gerenciar as expectativas.

Nº de canais de comunicação = n(n-1)/2

Deve-se evitar as barreiras de comunicação: Idéias pré-concebidas, recusa de informação contraria, significados personalizados, motivação, interesse, credibilidade da fonte, habilidade de comunicação, clima organizacional, complexidade do canal.

Idéias (conteúdo básico da informação) à

codificação (organização da idéia por meio de códigos, sai do emissor) à

Transmissão (a mensagem é remetida através de um canal, é onde pode começar o ruído da transmissão) à

Canal (espaço situado entre o transmissor e o receptor, é onde acontecem os maiores números de ruídos) à

Recepção (é a captação da mensagem pelo receptor, é feita pela pessoa que recebe a mensagem) à

Decodificação (é a interpretação do código pelo receptor. É subjetiva e pode ser interpretada de forma livre, ambígua e pode gerar ruídos) à

Ação (ocorre quando o receptor age. Geralmente ocorre um “feedback”. É quando se conhece se houve ou não ruídos, duvidas ou interpretações ambíguas.

Kick off meeting (Get to know & commit) – Reunião de inicio do projeto.

Active Listening – Audiência empática – recebe a comunicação e da feedback.

Communication “Blockers” –

GP é o ponto focal das comunicações no projeto plinC

90 % do tempo do gerente

“Tight Matrix” e “War Room”

Qualidade x Grau

. Uma forma importante de diminuir problemas de comunicação é refrasear o que o interlocutor diz após ouvi-lo.

.Risco no inicio é maior, no final é menor.

Efeito das mudanças, no inicio é menor, no final maior.





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