domingo, março 22, 2009

Eten Glofiish DX900

Chegou o meu Eten Glofiish DX900 !!! Lembrando que o Acer DX900 é o mesmo aparelho.

.,

.,

O celular é muito bom roda Windows Mobilie 6.1, sendo que o principal diferencial em relação outros celulares é o recurso Dual SIM com suporte a 3G. Ele tem 2 números IMEI.

O aparelho vem de fabrica com o SMB Mobile Shel, que serve para melhorar a interface do Windows Mobile, tentando evitar ao máximo o uso da "canetinha". O problema, que é do windows e não do aparelho, é que muitas funções você precisa ir para a interface original do windows mobile.

No momento de discar, você pode escolher qual o chip será utilizado.


O aparelho funciona tanto em UTMS como GSM, sendo quadriband para GSM e Triband para 3G. Ou seja, tanto o GSM como o 3G funcionam para Claro e TIM e BRT. Já para vivo, acho que apenas o GSM funciona, pois acho que a freqûencia do 3g da VIVO é diferente.

Como ainda estou procurando um plano 3g para o meu aparelho, resolvi desabilitar a opção do 3g pois o consumo da bateria aumenta no 3g (UTMS).



Testei com 2 chips e funcionou sem nenhum problema. Apenas o CHIP 1 tem suporte a transferência de dados 3G, como internet e MMS. O chip 2 tem apenas suporte a SMS e voz.



Util para quem quer usar chips de operadoras diferentes, tipo aproveitar a promoção de ligações VOZ de uma operadora e preço barato dos planos 3g, internet, de uma outra operadora.

Uma coisa que não gostei é a falta de suporte java nativo, o que porem pode ser contornado com a instalação de softwares de terceiros.



Na primeira semana de uso, me assustei com o consumo da bateria, a mesma não durava nem um dia completo, mas pesquisando em foruns da internet descobri que a bateria melhora o armazenamento da carga depois de algum tempo. Utilizei também algumas dicas para diminuir o consumo no windows mobile.

Nova Informação: 14/05/09: A duração da bateria realmente aumenta conforme você da mais cargas nela. O aparelho em funcionamento normal também não tem um gasto grande de energia, o que acontece é um bug no firmware original que faz com que apos a utilização do software de GPS, o GPS permanesse ligado, fazendo o consumo de energia aumentar e por consequência diminui a duração da carga da bateria.

A solução, após utilizar um software de GPS, desligar o aparelho e ligar novamente. Ou então fazer uma atualização do firmware para uma versão mais nova, disponivel no site da ETEN ou da ACER. Assim que testar a atualização de firmware posto aqui.


- Forum ETEN - ACER DX900
- Eten Blog dot Com
- Eten Club Russia


O receptor de FM também não está presente o contrário que alguns sites especulavam antes do lançamento do aparelho.



O conector de energia é o mesmo da conexão de dados, USB. E para audio, que alias é muito bom, é um P2. Pelo mesmo conector existe a possibilidade da utilização do TV Out, ou seja, ver a tela do aparelho em uma televisão. Mas para isto é necesário um cabo especial não incluso no pacote do aparelho. No Eten Club Russia existe um esquema para a contrução do cabo. Se eu for ficar com o aparelho vou tentar fazer o cabo, pois será muito util para exibição de apresentações powerpoint.

O GPS consegue localizar rapidamente os satélites. Porém não vem com software de navegação, sendo necessário a aquisição de um outro software, ou usar o Google Maps.

O touch screen responde bem rápido aos comandos, inclusive no pacote do aparelho está incluído uma película para proteger a tela.

O acelerometro permite saber em que posição o celular se encontra para mudar a configuração de orientação da tela.

Possui 2 câmeras, 1 para vídeo-conferência e uma para fotos e filmagem. A câmera traseira, para fotos, tem 3.2 Megapixels e possui flash de led.

Não existe uma aplicação nativa para usar os leds como lanterna, tentei usar o aplicativo lanterna do Samsung Omnia, mas não funionou. Alias, alguns aplicativos que testei do Samsung Omnia e do HTC Diamond Touch não funcionaram. Imagino ser aplicativos que façam acesso direto ao hardware do aparelho.

Agora quem quizer utilizar os leds do DX900 como lanterna, procure pelo aplicativo "Zlo zlight" ou zlight.CAB

O Glofiish DX900 vem com diversos programas na ROM, que podem ser instalados no primeiro uso do aparelho ou através do aplicativo "Apllication Revovery". Os aplicativos são:

  • Album
  • Back Utility
  • Battery Meter
  • Communication Manager
  • Easy Keybord
  • GPRS Wizard
  • GPS Viewer
  • G-sensor Setting
  • Location SMS
  • Memory Optimization
  • Namecard Manager
  • Phone Setting
  • Phone Status
  • Pin Monitor
  • Satellite Data Update
  • Scenarios
  • Sim Manager
  • Sim2 Contacts
  • Spb Mobile Shell
  • Speed Dialer
  • Streaming Player
  • USSD
  • Video Telephony
  • Video Telephony_en
  • Voice Commander

Além destes ainda temos o Windows Live, com acesso ao MSN. E Internet Explorer. Apesar que para navegação pela internet prefiro utilizar o Opera Mobile e o Skyfire.

Uma aplicação muito util e legal é o bloco de notas, que permite que você faça anotações aleatorias ou ainda anotações durante uma ligação qualquer. O aparelho, possui ainda teclados virtuais e reconhecimento de escrita que é melhor para palavras em inglês.



Ainda não consegui usar o voip nativo do Windows Mobile 6.1. O Skype e o Fring já testei e funcionaram bem, inclusive o SIP do Fring.

Algumas telas com a configuração do aparelho:


Concluindo, é um ótimo celular, com construção bem feita e resistente. Para quem precisa de 2 chips / SIM é o ideal, custando em lojas como a expansys cerca de 450 euros.


Celular com dois chips, SIM , um VIVO e um TIM



Celular atendendo simultaneamente uma ligação no SIM VIVO e no SIM TIM

Atendendo no SIM TIM



Atendendo no SIM TIM





,.



,.

9 comentários:

  1. @internero: Em qual loja voce comprou o DX900??

    ResponderExcluir
  2. Boas,

    duas questões:
    -em relação à bateria a sua duração é assim tão fraca?
    -os dois SIM'S estão activos ao mesmo tempo?
    Obrigado pelas respostas

    ResponderExcluir
  3. Onde é possivel comprar o dx900? Brasil ou exterior? Obrigado,parabens.

    ResponderExcluir
  4. Você consegue no mercado livre, www.mercadolivre.com.br e na Expansys, http://www.expansys.es

    ResponderExcluir
  5. Acabei de receber o o meu Acer DX900. Também me assustei com o consumo de bateria, mas estou muito satisfeito. Você me informar porque a rede OI só parece pelo seu código (72431), como está no seu exemplo utilizando um chip Vivo e outro Tim Brasil. Tem como corrigir isso?

    ResponderExcluir
  6. Vilarimdias, hoje eu utilizo um SIM da TIM e um SIM da OI, não tem nenhum problema com os nomes não. O da oi que as vezes aparece BRT. (BrasilTelecom)

    ResponderExcluir
  7. na expansys.com.br o aparelho esta saindo por US $668,94 incluido o frete, vc sabe dizer qt eh cobrado de imposto qd o aparelho chegar a alfandega? abraços!

    ResponderExcluir
  8. Se eu não me engano, em torno de 60% sobre o valor total. Estou vendendo o meu no mercado livre: http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=99719610

    ResponderExcluir
  9. TENHO UM NOVINHO COM BATERIA EXTRA DE LONGA DURAÇÃO MAIS CAPA DE COURO 1250
    charlesnovaes@msn.com

    ResponderExcluir

Busca do Google

Custom Search