segunda-feira, abril 13, 2009

9º Encontro Internacional de Gerenciamento de Projetos, PMI-DF

Foi muito proveitosa a participação no "9º Encontro Internacional de Gerenciamento de Projetos, PMI-DF"

O Sr. João Veloso, do Serpro, fez uma apresentação sobre "Projeto de Seleção e Implantação de Ferramenta Livre de Cronograma e EAP". O resultado desta seleção ele posteriormente irá liberar em seu blog, http://tabuleirodeprojetos.net.
Agora, acho que vale a pena olhar estas duas ferramentas que foram listadas na palestra:
  * http://www.web2project.net
  * http://www.achievo.org

Outra apresentação interessante foi a que Vasilj Petrovic apresentou, "Delivering Successful Projects - Every Time". Ele é gerente de projetos no aeroporto de Toronto e fã do Nicolas Tesla.

Foi feita a apresentação dos resultados do "Estudo de Benchmarking em Gestão de Projetos", inclusive todos os presentes foram convidados a participar do próximo estudo, podendo fazer o cadastro através do e-mail:  benchgp@pmi.org.br

A Modulo, GRC, apresentou informações sobre GRC - Governança, Riscos e Compliance, e como é praxe nestes encontros deixou implicita uma propaganda sobre seus softwares e metodolocias para GRC.

Agora, uma das palestras que mais aproveitei foi a do pessoal do Ministério da Justiça. Apresentada pelo consultor Peter Dostler, "Escritório de Projetos em Gestão Estratégica : Secretaria Executiva Ministério da Justiça", onde posso destacar algumas informações tais como:

   - A metodologia de gerenciamento de projetos de determinada instituição pública deve ser desenvolvida por funcionários efetivos com treinamento previo em gerenciamento de projetos. Pois a metodologia deve ser criada por quem vai utiliza-la e por quem vai continuar na instituição. Caso a mesma seja criada por terceiros corre-se o risco de quando estes sairem, a metodologia ir embora junto.

   - No desenvolvimento de soluções deve-se envolver diversas áreas de modo que a solução contemple não só as areas que irão utilizar a solução diretamente como indiretamente.

   - É essencial o envolvimento da direção. Não só no apoio, mas realmente existe a necessidade de alta direção estar envolvida, participando ativamente da definição das soluções.

   - O escritório de projetos deve estar dentro do planejamento estratégico da instituição e NÃO dentro do departamento de planejamento.
   - O escritório de projetos deve estar pelo menos no mesmo nível do departamento de planejamento, nunca abaixo.

Resumindo, achei muito bom o evento, bem organizado. So achei que pelo menos metade das apresentações voltadas para TI e poderia se ter mais informações práticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário






Busca do Google

Custom Search