sábado, novembro 26, 2011

Plataformas de desenvolvimento da celulares multiplataformas

Quando você vai desenvolver um app para celular uma das preocupações que surge é saber para qual plataforma direcionar o programa. Iphone, Android, Windows mobile 7...

Ai entram as ferramentas que permitem você escrever o software uma vez e gerar código para diversas outras plataformas.  Algumas destas ferramentas apenas encapsulam javascript e html 5 em um browser dentro de um app, outras permitem a geração de código nativo e outras ainda necessitam que você tenha instalado um runtime em seu aparelho.

Segue então algumas dicas de plataformas de desenvolvimento para celulares:

  • Anscamobile Corona - Sdk framework para desenvolvimento de apps para iPhone, iPad, and Android, utiliza uma implementação da linguagem Lua.
  • RHOmobile Rhodes - Utiliza uma implentação da linguarem Ruby para desenvolver apps nativos para iPhone, Android, RIM, Windows Mobile and Windows Phone 7. Utiliza também as linguagens HTML, CSS, JavaScript and Ruby.
  • Phonegap - É um frameword mobile opensource que suporta 6 plataformas através da utilização de HTML5 e javascript. As plataformas anunciadas são iPhone IOS, Android, Palm, Symbian e no futuro: Windows Mobile, MeeGo e Bada. O sistema permite transformar aplicações web moveis em apps nativas.
  • Appcelerator's Titanium Mobile platform - É uma plataforma de desenvolvimento opensouce suportada comercialmente. Permite desenvolver aplicativos para android e iphone utilizando javascript.
  • OpenPlug Elipse Studio - Plataforma de desenvolvimento que utiliza a linguagem JavaScript or ActionScript (flex) para o desenvolvimento de aplicações para iOS, Android, Symbian and Windows Mobile. 
  • Adobe flex mobile - Plataforma de desenvolvimento da Adobe que utiliza a linguagem flex para o desenvolvimento de aplicativos para Iphone, Android e BlackBerry Tablet OS. Para algumas plataformas como por exemplo Android, é necessário que o usuário tenha instalado em seu smartphone o Adobe Air.
Atualizações do dia 26/11/2011
  • NS Basic - NS Basic APP Studio, é uma ferramenta, IDE de desenvolvimento mobile multiplataforma que aliada ao PhoneGap permite o desenvolvimento de aplicativos para iPhone, Android e outros utilizando as linguagens Java Script ou Visual Basic.
  • OpenPlug WebStudio - Com o anúncio de abandono do desenvolvimento do Flash / AIR para dispositivos moveis, a OpenPlug lançou esta ferramenta HTML 5 que permite gerar código nativo para Iphone e Android, usando o Phonegap.
  • Dreamweaver CS5.5 - A adobe agora investe no HTML 5 para dispositivos moveis com esta nova versão do popular Dreamweaver.

Um comentário:






Busca do Google

Custom Search